Valorizar, é um verbo que significa dar valor, importância a (algo, alguém ou a si próprio) ou reconhecer-lhe o valor de que é dotado.
Às vezes, deixamos a palavra valor próprio (ou amor próprio) de lado, em prol de outras pessoas e muitas vezes, por pessoas que nem se quer dão o valor que merecemos.
Alguns dias passaram e me empenhei no blog e nos textos. Tenho feito textos novos, postado alguns trechos e capítulos que me inspiraram no futuro livros e hoje como é um dia especial "o dia internacional da mulher", decidi vir aqui e postar um texto sobre se valorizar.
A um ano atrás (ou quase isso), abri minha caixa de entrada e haviam algumas mensagens de leitoras. Sim, estão lembrados que escrevo um 'livro' onde adolescentes e jovens leem na internet? pois é. essas mensagens agradeciam os textos postados, me contavam suas histórias e coisas vividas ou pediam outra coisa relacionada a continuação do livro.
Dentre as mensagens recebidas, havia um texto que me chamou a atenção, que me fez lembrar como me sentia em relação ao personagem do livro que escrevo: o Shawn (que quando publicar terá outro nome) e principalmente, como me sentia em relação a mim muitas vezes.
Sim, pedi permissão para poder publicar essa história.
O texto dizia o seguinte:
[ Olá Maria (nome que assino e é tão conhecido entre elas), me chamo Elisa (nome fictício para não expor a leitora), gostaria de contar algo que venho vivendo. Algo que decidi compartilhar com você, já que ajuda tantas pessoas.
Nunca tive problemas com alguma história de amor abusivo ou desvalorização para contar, mas minha mãe, sim. Hoje sou mais velha, sou adolescente e ainda não trabalho. Nunca fui de dar muitas explicações e nem de namorar muito. E se dependesse das experiências da minha mãe para descrever algo sobre o amor, não seriam as melhores palavras.
Morávamos juntas, tudo ia bem, após a separação dos meus pais. Até um dia ela conhecer alguém e começou a namorar, resolveu trazê-lo para que pudéssemos o conhecer. Um cara que, aparentemente, era bem legal. Fazia minha mãe sorrir e sempre foi muito gentil com ela e conosco.
Certo dia, estava dormindo, quando começamos a ouvir uma discussão. Sim, eu e meu irmão estávamos em casa e quando começou a briga, meu irmão Timothy (nome fictício também) foi ver o que estava acontecendo. Era minha mãe, discutindo com o tal namorado.
Resumindo, ele estava alterado, de um jeito que nunca tinha visto, mas a partir dali vimos constantemente esse lado dele. O namorado dela discutiu até com meu irmão adolescente e mais velho do que eu, ela chegou a ficar contra o próprio filho. Foi um dos piores dias da minha vida. Diversas vezes, ela chegava com machucados ou hematomas e ela sempre o defendia, dizendo que ele era o melhor. Demorou muito tempo para se livrar disso e ir á uma delegacia.
Eu a amo, é minha mãe, mas depois disso tudo, nunca mais tivemos o mesmo relacionamento e assim que completar idade suficiente para conseguir morar sozinha, farei isso e saio de casa. Mas por enquanto, convivo com minha avó.
Sim, isso é possível, não acontece apenas em séries como 13 Reasons Why, mas na vida de pessoas reais também.
Então, essa é a minha história. Uma história que espero que não se repita comigo não desejo a ninguém, uma história que sei que estará gravada em minhas lembranças, mas também quero que sirva de exemplo para aquelas que precisam entender que não dependem de alguém ou precisam ser quem não são para ser feliz.]
Interessante né?
Já repararam que muitas pessoas (e não falo apenas as mulheres), deixam esse valor de lado por medo de perder alguém que amam, por medo de não ficar com tal pessoa e passam por milhares de situações por estarem cegas para tudo. Pedi para alguns grupos de leitores me contarem sobre amores assim... Abusivos ou histórias como essa e, pasmem, houveram diversas assim e outras piores.
Pessoas que são disponíveis demais, acabam não deixando espaço para que outros sintam saudade. Pessoas que cedem demais ou vivem em prol de outros, devem parar e analisar. Claro, não estamos deixando de lado a parte do companheirismo e afetividade. Mas, existem. E sei exatamente o que é isso, porque eu sofria com essa falta de valorização própria e deixava com que tudo me colocasse para baixo. Você pode até pensar nos motivos que deixam uma pessoa chegar nessa situação (como na história) e não há outro motivo, a não ser estar cego de amor e jurar que tudo irá mudar. Tudo te leva a acreditar que um dia será diferente, mas não vai. E ai, você acaba não se valorizar o suficiente.
Aqui, um trecho da estória que escrevo:
Trecho 1 - "... Ando meio pra baixo, triste por Shawn e eu estarmos numa situação tão delicada.
Ele anda agressivo, possessivo e pela quarta vez, Shawn marcou algo comigo e desmarcou,
sem mais, nem menos. E claro, me chateou bastante e tem me chateado com atitudes como essas.
Ultimamente, só brigamos, Shawn tem sido grosseiro e as vezes agressivo demais,
mal temos tempo de nos ver e não sei se é isso que o incomoda.
Ele tem ciúme dos meus amigos, acha motivos para brigar comigo
e se o deixo irritado por algo, é motivo para agir tão estupidamente comigo
(e isso inclui os apertões no braço e empurrões).
Mas Camiz tem razão, preciso me admirar como antes,
olhar de forma diferente para as pessoas e coisas.
A vida está querendo algo novo para mim, preciso me alegrar
e me empenhar. Será que está na hora de rever minhas escolhas?
Não depender do amor, compromisso e admiração de alguém.
É, preciso me valorizar."
Trecho 2 - "... E mesmo que depois de tudo, ainda tive uma nova decepção com Shawn,
mas tive pessoas para me ajudarem e me mostrarem
que não dependo de alguém para ver que tenho valor."
E ver essa história, da Elisa, me fez entender que muitas mulheres estão assim. Elas não precisam passar por nada disso, não precisam viver tudo o que vivem, por causa de ninguém. Assim como disse um tempo atrás, quando um amor começa a ficar desgastado ou acostumado, a melhor coisa a ser feita, é seguir em frente. Principalmente se isso envolve outras pessoas.
Perguntei a umas amigas, o que elas acham sobre isso, o que elas achavam que era se valorizar e grande maioria disse a mesma coisa...
Corina Rodrigues: As pessoas normalmente falam que as mulheres tem que se valorizar e parar de usar certas roupas ou ter certas atitudes, mas pra mim, isso não passa de um monte de merda. Se valorizar, na minha opinião, é você gostar de você mesma e se deixar em segundo plano pra agradar ninguém. é você ter consciência quando algo está te fazendo mal e sair fora.
Teca Spera: Se aceitar como você é, pois foi assim que o Criador te fez.
Clara Santos: Se valorizar é amar a si mesmo, é saborear sua própria existência e companhia, é não deixar que te minimizem, é não aceitar um tratamento que você não merece, se valorizar é saber que tem defeitos como qualquer outra pessoa e reconhecer suas qualidades.
Vyda Mello: Se valorizar para mim é não deixar que outras pessoas, e você mesmo, tirem seu brilho e a pureza que há em você. É se preocupar com os mínimos detalhes do seu ser e amar a si mesmo.
Mel Paiva: Saber que você não precisa de ninguém pra fazer nada para você, porque você é suficientemente capaz de fazer tudo sozinha.
Júlia Reis: Se valorizar é você dar valor a si mesma(o), não deixar que os outros te tratem mal.
Paula Cardoso: Se sentir bem consigo mesma e com suas atitudes e as atitudes que os demais tem com você.
Sarah Rufino: Valorizar é quando você não sede às vontades dos outros se menosprezando. Você respeita seus limites, vontades, escolhas sem se cobrar tanto.
Tauane Vitor: Se valorizar pra mim, é não se rebaixar a certos níveis. É ter critérios, pensar no que faz, pois alguém que se valoriza, não faz certas coisas.
Tamires de Sousa: É você se amar, se respeita da forma que é e não deixar que os outros digam o contrário ou não dar ouvidos.
Thainá Vieira: Acredito que se valorizar é conhecer a ti mesmo a ponto de não dar ouvido ás mentiras que falam sobre você, é ser sua própria segurança "eu me valorizo, porque eu me amo" .
Kauanny Soares: Valorizar para mim é você amar a si mesmo, não se julgar, não ter vergonha de seu corpo e nem de si mesmo. Valorizar é quando você entende o valor que você tem e é feliz.
Keity Ribeiro: Se valorizar é gostar mais de si, não deixando que outros te menosprezem.
- E se você pudesse aconselhar alguém sobre valor próprio e amor abusivo?
Tauane Vitor: Tem certos amores, certas pessoas, que não compram a nossa liberdade. Na verdade pra mim, nada compra a nossa liberdade. Então análise o teu relacionamento, pois até perigoso isso é. Não fica com medo de tomar atitudes, a vida é feita disso, dores, amores, e com tudo, nós aprendemos.
Clara Santos: Eu digo que você só tem um relacionamento saudável quando não se sente preso, quando as decisões são tomadas em conjunto e com respeito, quando você se sente protegida e respeitada, quando as coisas acontecem de forma recíproca e natural, sem nenhum dos dois forçar a barra... Se por um acaso seu relacionamento não for desta forma, fique em alerta.
Geovanna Pedroso: Primeiro ia dizer que ela não deveria dar ouvidos ás opiniões dos outros, mas se essa opinião for algo bom sobre você, absorva ela, mas não mude seu jeito, pois você é único(a).
Vyda Mello: Veja se você quer mesmo viver assim sem chegar a lugar algum. Se você realmente nasceu para passar por algo assim, se "ninguém te ama", você tem que começar a se amar.
Paula Cardoso: Reavaliar se esses princípios estão sendo respeitados pela outra pessoa envolvida na relação é o melhor.
Corina Rodrigues: Relacionamento abusivo é algo muito ruim e muitas vezes a pessoa que está nele demora muito a perceber que está sofrendo isso. Eu já sofri um relacionamento abusivo, mas tive sorte porque percebi antes que se tornasse algo difícil de colocar um fim. E se eu pudesse dar um conselho pra quem está passando por um agora é: peça ajuda pra alguém próximo de você, uma amiga ou alguém da família e fale o que está acontecendo. muitas vezes nos falta apoio e temos medo de acabar “sozinha”, quando na verdade não estamos. Você é muito melhor do esse babaca abusivo que está com você e você não está sozinha, juro.
Faça a seguinte pergunta: Vale mesmo a pena ficar? Porque se decidimos ficar, acabamos nos frustrando muito e certas marcas que vamos adquirir, podem ser difíceis de eliminar no futuro. E mesmo que você obtenha todo o conhecimento, beleza, carisma do mundo, nada disso significa algo.
E como disse minha amiga Clara: "Se você não se valoriza então você não valoriza nada nessa vida, porque não entende o que a palavra significa. Tudo começa através de nós. Se não nos amarmos, não temos como amar outro alguém e se não sabemos nosso valor, então não sabemos o verdadeiro valor de nada, nem ninguém!
Valorizar a si é algo pessoal, uma questão de escolha. Então, espero que escolham sempre ser feliz.
E nesse dia internacional das mulheres, a moral para tal texto é: Se dê valor, porque você é muito preciosa pra se desvalorizar. Mais do que um dia de mimos e flores ou páginas para sermos homenageadas, que esse dia sirva de exemplo para todos os outros dias do ano.
Você merece o melhor, nunca se esqueça disso.
Feliz dia das Mulheres.
É isso.
muito bom, se valorizar é algo muito importante, amei 💛
ResponderExcluirQUE lindo ficou, literalmente se valorizar é importante e essencial❤
ResponderExcluirFicou muito lindo!!!
ResponderExcluirVocê é demais com as palavras, um talento maravilhoso que Deus te deu!! Gostei muito do texto, triste ver que a sociedade infelizmente é desse jeito...
ResponderExcluirQue as pessoas possam refletir muito com as suas publicações maravilhosas! ❤️