7 de jan. de 2021

Sobre quando tudo acabar

Olá amigos, como vocês estão?

Espero que bem, que estejam se cuidando e que o ano de 2021 seja mais incrível em suas vidas.

Estou aqui mais uma vez para falar sobre um livro, e já que hoje é um dia especial, o dia do leitor, nada melhor, né? E o livro da vez é o "Antes de tudo acabar", da Mary C. Müller.


Título: Antes de Tudo Acabar
Autor: Mary C. Müller
Páginas: 253 páginas
Editora: Planeta de Livros Br
Ano: 2017

Quando vi esse livro, só comprei porque soube que era uma fanfic do Wattpad e que, logo a escritora transformou em um físico. Isso sempre me inspira, porque meu sonho é transformar as minhas em livro físico. Mary teve mais de 2 milhões de leituras no Wattpad. Então comprei, não li e deixei na estante, sempre me encarando e pedindo para ser lido (tenho o habito de comprar livros de escritoras pouco conhecidas e também fanfics que viraram físicos. Penso no meu caso, no que gostaria que as pessoas fizessem por mim também).

SINOPSE: "Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais. Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados."

Confesso que no começo fiquei um pouco cansada com a leitura, não me chamou muita atenção por ser um pouco devagar, mas ela descreve muito bem os detalhes sobre as coisas, isso é ótimo. Depois, comecei a me envolver na história do Rafael, entender mais sobre o que ele passava e o que a história dele queria dizer. Ele tinha uma super amizade com uma garota chamada Anne, a amizade deles é uma amizade normal, de adolescentes que brigam, se divertem na companhia um do outro, são diferentes do resto da escola e toda aquela coisa que acontece quando a gente é mais novo. É realmente uma história legal, com enredo marcante, com coisas bem mais reais do que a gente imagina: problemas de adolescente e mais, marcas que se pode levar para a vida.

Comecei a me conectar na história quando entendi que uma das mensagens transmitidas era que "ninguém se encaixa em todo lugar", é isso que penso e tudo bem não se encaixar.

Rafael passa por problemas em casa, sua mãe alcoólatra vive dando problemas desde que seu pai foi embora e sua amiga Anne, que também passa por problemas em casa com seu pai, sabe bem cada um deles. Ele nunca foi de se encaixar em padrões, nem mesmo queria se encaixar e isso resumia a amizade de Anne e Rafael. Eles matavam aula no pátio, enfrentavam problemas em casa e também no colégio por serem diferentes (e pra eles tudo bem). Os dois sempre foram amigos, ambos tinham a chave da casa um do outro e quando tinham um problema, sempre estavam ali para ajudar.

O decorrer da história, ambos se afastam porque Anne encontra alguém para se relacionar e Rafa, que até então fica muito confuso sobre a questão de sentimentos pela amiga, começa a descobrir uma paixão por Kaori - a nova menina da escola e fideliza ainda mais a sua amizade com Ferreira, que também chama Rafael, um adolescente que se descobre Gay e não conta aos pais por medo (já que são tão conservadores).


Rafael gosta da Anne, pelo menos era o que ele achava. E quando Anne conhece Michael, ele fica com ciúme, pensativo sobre as atitudes dela agora que estava namorando e sempre contava a Ferreira, que é seu grande amigo, sobre as coisas que sentia quando Anne o esnobava ou ria de coisas que Michael fazia para irritá-lo.
Anne começou a andar com grupos que ele não conseguia se encaixar, ela até ria de Rafael e mudou suas atitudes com Rafael por causa de Michael. Então, isso tudo deu mais oportunidades para que Rafael conhecesse mais a Kaori (num dia fazendo trabalho na casa do Rafa).

Foi então, que com o tempo, Rafael se apaixonou de verdade e não foi por Anne. Ele entendeu que o que ele sentia por Anne, nunca foi paixão, mas admiração por sua força ao enfrentar os problemas. Rafael começa a refletir mais sobre sua situação familiar, consegue ver sua mãe se tratando no AA, melhorando constantemente. Seu relacionamento com seu pai começa a mudar depois que ele conhece a irmã (de um jeito inusitado, confesso) e ele começa a perceber as coisas da vida de um jeito diferente.

ALGUMAS FRASES EM DESTAQUE:

- Dizem que, antes de uma pessoa piorar, ela melhora um pouco.

- A gente precisa ganhar o jogo pelo menos uma vez na vida.

- Antes de tudo acabar, a gente aprende a ser quem é.

- Foi quando percebi que as pessoas podiam errar e errar de novo, e que aquilo não significava mais do que apenas isso. Um erro.

- Aceitar a si mesmo e aos outros. É ser feliz.

Sobre amores, amizade, grupinhos de escola, bullying e problemas familiares, o livro trás um enredo interessante sobre coisas reais e assuntos que podemos ver muito no meio dos jovens/adolescentes que encontram na mutilação ou na bebida, a resolução para seus problemas. Rafael tem muita responsabilidade, mesmo sendo tão novo. Esse livro nos faz refletir sobre a vida e também a forma que algumas coisas acontecem mesmo sem sabermos se estamos preparados para vivê-las ou não. E que, antes que tudo acabe, aprendemos a ser quem somos e nos aceitamos, assim como aos outros. Só assim podemos ser felizes.

Se você já leu, deixe sua opinião ai em baixo e vamos conversar sobre esse livro. Fico por aqui e em breve volto. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por ler e comentar!
E se for anônimo, deixa seu nome ou user do insta pra eu saber quem é :)