8 de mar. de 2019

Lute como uma garota e mostre a sua força

Crescemos num mundo onde sempre foi pregado que fazer coisas como meninas, mostrava muita fragilidade e fraqueza. Por exemplo, quando era pequena, ouvia muito a frase "você  bate como uma garota" ou "chorar é coisa de menina". A vida e as pessoas mostravam que a força era 'coisa de homem' e acabamos crescendo com essa mentalidade.



Ainda bem que algumas coisas têm mudado e hoje, podemos ver muitas mulheres avançarem e se mostrarem muito mais fortes em diversas situações.

Mas também, tenho a impressão de que a cada dia só aumenta o número de mortes ou agressões contra muitas mulheres por ai como o caso da Eva. Principalmente contra mulheres que lutam por seus ideais, mulheres fortes e que não se calam diante de situações opressoras. Tentam calar a voz de muitas que ameaçam aos que tramam com maldade como o caso Mariele e ainda assim, continuam vivas nas vozes e gritos de outras mulheres.

Consigo analisar bem os desenhos que sempre gostei de assistir - e que assisto até hoje. Desenhos que mostravam princesas e que de um tempo para cá, vemos que até mesmo essas princesas que a Disney nos presenteou, tem se mostrado cada vez mais independentes e mostrando sua força.

Princesas como Mulan, Merida, Moana e tantas outras, já mostravam e mostram essa bravura. A busca por seus ideias e conquistar seu espaço.

Outro exemplo bem claro desses avanços são as premiações que vemos na TV, onde mulheres discursam lindamente a força, determinação e luta diária para chegar em suas conquistas. As consideradas 'sexo frágil' ganham cada vez mais espaço por todo o mundo e fazem sua voz ser ouvida.

Glenn Close - que amo desde que a vi atuar no filme 101 dálmatas quando era pequena - dedicou seu Globo de Ouro a sua mãe, que passou a vida toda a sombra do marido: “Mulheres, temos que dizer: eu consigo, e tenho o direito de conseguir” falou em seu discurso (El país, 2019).

Não somente ela, mas diversas mulheres em premiações, têm se levantado e ao discursar coisas lindas sobre o quanto mulheres tem transformado o mundo e ganhado seu espaço dia após dia. Elas tem lutado para garantir seu espaço e mostrar a força das mulheres.

Glenn incentivou outras mulheres a exercerem a sororidade - que é o apoio entre mulheres - e a se sentirem realizadas cumprindo com seus objetivos de vida: "Precisamos dizer: eu consigo, e tenho o direito de conseguir”, afirmou no palco ao ganhar o prêmio.

Assim como ela, outras grandes mulheres da tv, na atualidade vem ganhando espaço nos palcos e premiações, como por exemplo: Oprah Winfrey, Regina King, Sandra Oh e outras mais. Mas não podemos nos esquecer daquelas que fazem parte do nosso dia a dia, aquelas que estão tão perto de nós e lutam por coisas grandiosas

São mulheres que têm mostrado grande diferença atualmente, assim como muitas mulheres corajosas e tementes a Deus que vemos na bíblia. Difícil escolher a história de uma única mulher, mas a que pensei em trazer para vocês como exemplo, é a Ester. Uma mulher que foi capaz de arriscar a própria vida para salvar o povo de Deus.

Assim como essas mulheres que discursam com bravura, Ester pôde, através de um pedido, livrar o povo de Israel da extinção. Enfrentou os inimigos do seu povo com sabedoria e muita inteligência.

Ela fez a diferença em seu tempo e nós podemos, como mulheres que são referência por todo o mundo, mostrar para o que viemos. Mulheres que são sinônimo de força, persistência e sabedoria em tantas situações.

Que possamos, a cada dia, ser fortes e corajosas como essas mulheres de hoje, que ainda encaram situações difíceis e que se dispõem a lutar e encarar as dificuldades. Que mostram força, que lutam por seus objetivos e por aquilo que acreditam. Que 'lutam como garotas', discursam suas ideias, enfrentam seus medos e dominam seu espaço em um mundo que têm mudado aos poucos.

Pegue exemplos como esses, como muitos outros que são ditos todos os dias e acredite, você pode SIM lutar como uma garota e fazer a diferença no seu tempo.

Lutar como uma garota não significa que você vai perder, significa que você vai conquistar com o melhor: sendo você mesma - isso dá mais sabor a vitória.

Lute por aquilo que acredita, por seus sonhos e objetivos.

Lute, mesmo que demore um pouco para que reconheçam que você está alcançando seu espaço. Seja leal ao que você acredita.

Lute como as mulheres que avançam e conquistam a cada dia seu espaço na história.

Então, lute (SIM) como uma garota!


Feliz dia Internacional da mulher.
Que esse não seja um dia para homenagens e presentes, que seja um dia para lembrarmos da força que temos dentro de nós e da luta constante pelo que acreditamos.

Dedico esse texto às mulheres da minha vida.
Minha mãe (a representação de amor em pessoa), uma das minhas melhores amigas Kelly (a pessoa mais forte e corajosa que já conheci), minhas tias, avó, madrinha, primas, amigas e a todas que fazem parte da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por ler e comentar!
E se for anônimo, deixa seu nome ou user do insta pra eu saber quem é :)