18 de fev. de 2019

Como posso criar uma cena?

Continuando a publicação sobre 'Como criar um personagem', aqui estou para publicar 'Como criar uma cena'.


No caso, estou aqui para ajudar aqueles que querem criar um enredo sobre tal personagem.

Na faculdade, aprendi a usar uma ferramenta que ajuda na elaboração de planos de ação. É simples, mas é muito objetivo e facilita muito no planejamento de algo.

Se chama 5w1h, um método de pesquisa de marketing e planejamento estratégico (no caso usam 5w2h haha). Ela define uma meta e explica como tudo acontece. Claro que, existem outras maneiras de criar um personagem, mas isso ajudará de alguma forma a criarem os personagens e histórias para a trama.

W – who – quem? Com quem?
Quem é o personagem, qual seu nome, qual a sua idade, de onde ele vem,  quem é sua família, qual seu signo, em que ano nasceu, qual sua cor favorita, foi com ele ou ele fez algo, quem está envolvido na história, quem eles são, qual a mensagem que ele quer deixar.

W – what – O que?
Qual a meta, o que esse personagem fez para chegar até ali. Qual a sua história.

W – why – por que?
Qual a Justificativa. Por que e o que levaram o personagem a fazer aquilo.

W – where – onde?
Qual o local, onde tudo ocorreu, como era esse lugar, como estava o dia, tinha pouca ou muita gente, detalhes ajudam a descrever o cenário e mesmo que ele não exista, a plateia consegue “visualizar”.

W – when – quando?
Quando aconteceu? Em que ano, em que tempo, você era adulto ou criança. Em que horário.

H – how – como?
Como aconteceu, descreva o ocorrido, ainda que não conte tudo na cena, é interessante que você visualize a cena para – possivelmente – sentir o que está acontecendo no momento com o personagem.

Você contará o que houve com ele, você dirá ás pessoas o que aconteceu para ele (a) chegar até ali, você passará para as pessoas o mesmo sentimento que o personagem sentiu ao vivenciar aquilo.

Sei que é difícil parar e focar em uma única coisa. Mas para criar uma boa cena, mas quando quero escrever algo, sigo algumas coisas como: SEPARO MEIA HORA APENAS PARA ISSO – sei que pode parecer impossível, mas é muito importante, COLOCO UMA MÚSICA QUE ME INSPIRE E QUE ACHO QUE TEM A VER COM O QUE QUERO CONTAR, PEGO LÁPIS E PAPEL, USO BASICAMENTE ESSAS PERGUNTAS QUE FIZ ANTERIORMENTE E COMEÇO A ESCREVER e outras dicas que valem ouro:

1 – Organize suas ideias.
2 – Defina o tema que você quer abordar?
3 – Faça as pessoas se interessarem por sua história.
4 – Elimine da sua cabeça as frases: NÃO POSSO, NÃO SEI, NÃO CONSIGO.
5 – Leia e assista muitos filmes/séries.

Lembre-se:  acredite em sua loucura.

Pode parecer improvável, mas nenhuma ideia é horrível demais para que não possa ser melhorada. Somos capazes de tudo, é das maiores loucuras que saem os melhores personagens.

Existem outras dicas, mas ficaria o dia inteiro aqui falando. – qualquer coisa, podem me procurar.

Siga-me no insta @coisasde1maria

Até o próximo texto,
Nádia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por ler e comentar!
E se for anônimo, deixa seu nome ou user do insta pra eu saber quem é :)