No caso, estou aqui para ajudar aqueles que querem criar um enredo sobre tal personagem.
Na faculdade, aprendi a usar uma ferramenta que ajuda na elaboração de planos de ação. É simples, mas é muito objetivo e facilita muito no planejamento de algo.
Se chama 5w1h, um método de pesquisa de marketing e planejamento estratégico (no caso usam 5w2h haha). Ela define uma meta e explica como tudo acontece. Claro que, existem outras maneiras de criar um personagem, mas isso ajudará de alguma forma a criarem os personagens e histórias para a trama.
W – who – quem? Com quem?
Quem é o personagem, qual seu nome, qual a sua idade, de onde ele vem, quem é sua família, qual seu signo, em que ano nasceu, qual sua cor favorita, foi com ele ou ele fez algo, quem está envolvido na história, quem eles são, qual a mensagem que ele quer deixar.
W – what – O que?
Qual a meta, o que esse personagem fez para chegar até ali. Qual a sua história.
W – why – por que?
Qual a Justificativa. Por que e o que levaram o personagem a fazer aquilo.
W – where – onde?
Qual o local, onde tudo ocorreu, como era esse lugar, como estava o dia, tinha pouca ou muita gente, detalhes ajudam a descrever o cenário e mesmo que ele não exista, a plateia consegue “visualizar”.
W – when – quando?
Quando aconteceu? Em que ano, em que tempo, você era adulto ou criança. Em que horário.
H – how – como?
Como aconteceu, descreva o ocorrido, ainda que não conte tudo na cena, é interessante que você visualize a cena para – possivelmente – sentir o que está acontecendo no momento com o personagem.
Você contará o que houve com ele, você dirá ás pessoas o que aconteceu para ele (a) chegar até ali, você passará para as pessoas o mesmo sentimento que o personagem sentiu ao vivenciar aquilo.
Sei que é difícil parar e focar em uma única coisa. Mas para criar uma boa cena, mas quando quero escrever algo, sigo algumas coisas como: SEPARO MEIA HORA APENAS PARA ISSO – sei que pode parecer impossível, mas é muito importante, COLOCO UMA MÚSICA QUE ME INSPIRE E QUE ACHO QUE TEM A VER COM O QUE QUERO CONTAR, PEGO LÁPIS E PAPEL, USO BASICAMENTE ESSAS PERGUNTAS QUE FIZ ANTERIORMENTE E COMEÇO A ESCREVER e outras dicas que valem ouro:
1 – Organize suas ideias.
2 – Defina o tema que você quer abordar?
3 – Faça as pessoas se interessarem por sua história.
4 – Elimine da sua cabeça as frases: NÃO POSSO, NÃO SEI, NÃO CONSIGO.
5 – Leia e assista muitos filmes/séries.
Lembre-se: acredite em sua loucura.
Pode parecer improvável, mas nenhuma ideia é horrível demais para que não possa ser melhorada. Somos capazes de tudo, é das maiores loucuras que saem os melhores personagens.
Existem outras dicas, mas ficaria o dia inteiro aqui falando. – qualquer coisa, podem me procurar.
Até o próximo texto,
Nádia Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, obrigada por ler e comentar!
E se for anônimo, deixa seu nome ou user do insta pra eu saber quem é :)