Mas quero que saibam que não esqueci que prometi estar por aqui sempre que possível.
Faz um tempo que perguntei no instagram se vocês queriam que eu ensinasse como eu crio meus personagens nas histórias que eu publico, decidi colocar aqui algumas dicas e espero que consiga ajudar vocês de alguma forma.
Bom, criei esse método simples para ajudar a criar um ou mais personagens - no teatro, chamamos isso de GÊNESE. Que significa 'origem e desenvolvimento dos seres ou o conjunto de fatos e elementos que contribuíram para produzir alguma coisa'.
Espero muito que ajude vocês.
Todo personagem tem uma história e ela deve e pode ser contada no decorrer da história. Você não precisa, necessariamente, contar logo de cara o que houve ou quem é a pessoa. Afinal, as pessoas gostam de um suspense.
A primeira coisa que eu faço é:
Pôr no papel a minha sinopse.
O que é que será contado?
Isso, querendo ou não, é muito importante. Porque antes de criar personagens, você deve pensar sobre o que você quer falar na história. É bem simples, na verdade, a sinopse chamará a atenção dos possíveis leitores.
Feito isso, vamos aos personagens.
Quem eles são? A boazinha e inteligente? O nerd famosinho? A popular mesquinha? O bad boy apaixonado?
Existem milhares de características que podemos atribuir a um personagem.
Supondo que a minha personagem seja uma menina desapegada, alguém bem indecisa e ao mesmo tempo apaixonada pela vida. Com ela, quero trazer um mistério na área sentimental.
Como começo a criar essa personagem? Vou dar um exemplo de como criei a Corina, na peça que fiz com meus amigos em 2017.
A primeira coisa que a gente pensa, é que precisamos dar um nome e na verdade, essa foi a última coisa que fiz. Na verdade, em primeiro lugar, pensei em como eu gostaria que essa personagem fosse e decidi que ela seria alguém aparentemente desapegada, mas na verdade, nutria um sentimento por alguém que ela ficava. ela seria mimada pelos pais, gostaria de Cazuza e de ler, ama viajar e é famosa no blog dela. Minha personagem seria uma amiga para todas as horas, sua característica é bem forte, mas no fundo é uma "manteiga derretida".
Então, como aprendi no teatro, a primeira coisa que fui procurar e que me ajudou muito a criar as tais características, foi um signo. Isso mesmo, um signo (daqueles do zodíaco) eles podem nos auxiliar muito nessa criação.
Decidi pelo signo de gêmeos. Pesquisei no google sobre personalidades desse signo (já tinha uma personalidade pré definida em mente, então foi mais fácil de procurar) digitei: Signo que define pessoa indecisa e coisas que falariam sobre o que já queria para a personagem.
E voalá! Apareceu o signo de gêmeos.
[Gêmeos é um signo que representa o intelecto. São muito comunicativos e usufruem muito mais do lado racional do que emocional. Podem ser bastante criativos, ousados e objetivos. O lado negativo é que tendem a ser rebeldes, frios e muito indecisos. Para quem não entende a complexidade desse signo, podem parecer um tanto quanto superficiais e mentirosos].
Só coloquei um trecho para vocês verem mais ou menos, mas quando você pesquisa sobre, em diversos sites falam sobre e podem ajudar muito. São bem completos e falam sobre diversas áreas, o que pode ser útil e ajudar na criação da personalidade do personagem.
Mas não é só isso né? Tem algumas outras coisas que ainda faltam. Minha professora de teatro (Teca Spera) ensinou que um personagem, deve ter sua gênese completa e mesmo que você não ache necessário, vai por mim, sempre ajuda muito.
Vou colocar aqui uma lista de coisas que fui utilizando para dar "vida" a minha personagem.Qual seu nome?
Quantos anos tem?
Qual estilo de roupas que usa?
Como é a sua aparência?
Onde nasceu?
Onde mora atualmente?
Mora sozinha?
Qual estado civil?
Tem filhos?
Onde estuda?
Onde trabalha?
Qual nome dos pais e o que eles fazem?
Tem irmãos? Quem são?
Qual sua relação com sua família?
Seus pontos positivos?
Seus pontos negativos?
Qual seu animal favorito?
Qual sua cor favorita?
Uma mania?
Famoso favorito?
Um hobbie?
Essas são apenas algumas coisas que podem contribuir na escrita e criação de um personagem.
Na semana que vem, vou escrever um pouco mais sobre esse assunto. Ajudar vocês na criação de cenas.
Espero que tenha inspirado vocês de alguma forma e que também tenha ajudado vocês em como criar um personagem.
Nos vemos em breve e se tiverem dúvida, é só deixar ai nos comentários ou me chamar no insta @naadiamotta.
Até mais.
Nádia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, obrigada por ler e comentar!
E se for anônimo, deixa seu nome ou user do insta pra eu saber quem é :)