2 de mar. de 2018

Um texto sobre: Expectativas x Realidade


EXPECTATIVA:. situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento.

REALIDADE:. Característica ou particularidade do que é real (tem existência verdadeira); Aquilo que existe verdadeiramente; circunstancia ou situação real; verdade;



Foto ilustrativa.

Com certeza, você já viu aquelas imagens de 'EXPECTATIVA x REALIDADE'. E dificilmente, deve ter discordado delas.
Sabe quando você se abre e fala, 'vamos nessa vida, me surpreenda'.

Não? Pois, vou contar algo á vocês.

Nos últimos dias decidi viver algo novo,  buscar mudança de vida e de pensamento e tem sido tão bom. Só Deus sabe o quanto tem sido difícil perseverar em meio ás dificuldades, e não digo somente dificuldades do dia a dia. Por agora, digo dificuldades em criar um verdadeiro relacionamento com Deus. Claro, tenho minhas dificuldades constantes e sei que cada um de nós temos nossas expectativas criadas.

E quando decidi criar isso, ah...(meu ah de alívio), pude ver pequenas coisas acontecendo.

Dizem que não é bom criar expectativas, que você pode se magoar por "criá-las" e até sair mais desanimado. Dizem também, que é melhor viver sem criar muitas expectativas sobre o mundo ou as pessoas. Mas viver sem expectativas pode ser extremamente entediante.

Conversando com algumas pessoas, pude ter certeza que para cada pessoa, é diferente essa relação com a expectativa. Não somos iguais e eu sou muito curiosa, decidi conversar com algumas pessoas para entender como eles pensam e o que acham sobre tal assunto. Espero que gostem:


- o que você acha sobre EXPECTATIVAS?

Bruno (Eng. Civil): Só cria expectativa quem sonha. Se você cria expectativa em algo, você está sonhando em alcançar, ter e conquistar esse seu objetivo. Ao criar expectativa você coloca a si mesmo um desafio de conquistar aquilo em que você espera. Mas como nem sempre conseguimos ter o que sonhamos e desejamos, acabamos nos frustrando e/ou entristecendo por não conseguir chegar no objetivo desejado.

Gaby (HS1): Sou uma pessoa que sofre muito com ansiedade, automaticamente, criando muita expectativa sobre qualquer coisa. É horrível quando não é do jeito que você espera, quando até pode ser parecido, mas ainda não é do jeito que planejou.

Duda (2 months): Acho que expectativa, é tipo o que você quer muito que aconteça, quando você não tem certeza de uma coisa e então cria varias fantasias na sua cabeça em relação a isso e que também não é bom ter muita expectativa. Claro que é bom ter um pouco (porque eu acho q é tipo esperança), mas se tiver demais quando as coisas não acontecem de acordo com a expectativa, é muito decepcionante.

Luan (vide): O que entendo em relação a expectativa, é que basicamente você espera algo, formula um acontecimento ou uma situação que se espera. A “minha opinião” em relação a criar expectativas, posso estar viajando, mas acho que podemos achar diversas percepções em relação a isso. Mas entendo que é algo bom, porque ao criar algo assim, começa nascer algo dentro de si. Assim como um desenho em que está feito, porém não está colorido ainda. Sendo assim quando criamos tal coisa tudo começa a se colorir formar cores, preencher algo que ali estaria vazio. Então começamos a esperar algo a mais em determinada coisa, dia ou até mesmo um momento. E partindo disto, você se encaminha e se projeta para chegar a tal ponto, para que assim venha ser como imagina. Como no acampa com Deus, jejuamos Oramos, dependemos de Deus para que no dia venhamos ver a cor, algo grande que tanto esperamos.

Luísa (HS1): Horríveis, porém, crio todas.

Paloma Regina (PP): Ao criar expectativas elas podem realmente ser do modo que pensamos (até melhores), ou pode ser algo totalmente oposto, que nos magoe muito. Porque ao criar expectativas por alguém como exemplo, estamos envolvendo sentimentos, e ao envolver sentimentos ele pode não ser correspondido da forma que queríamos e assim ser desconfortável e causar tristeza.

Inha Macedo: Se não é, fica melhor.

Airton (Eng. Aero): Nada é tão bom quanto se idealizou, pode ser melhor ainda ou pior. Depende de quanto você quer apostar. Tipo poker.

Clara (fotografia): Ao contrário de muita gente, acho que sou a pessoa que cria mais expectativas na vida em relação a tudo (Deus, pessoas...), sei que as pessoas são falhas e que temos o dom de decepcionar os outros como seres humanos... Mas, é mais forte acreditar e criar expectativas mesmo que eu quebre a cara depois (o que acontece com frequência). Mas penso que quando Jesus fez tudo o que fez por nós, ele criou expectativas de que seu sacrifício fosse mudar algo em nós e mudou pra alguns e pra outros não...

Ludmyla (vide): Expetativas pra mim é algo muito simples, mas a gente faz muito "alarde", tipo, eu crio expectativas com tal coisa, se não der certo pelo menos eu tentei, eu pensei positivo e se der certo e até ultrapassar tudo o que pensei ótimo.

Su (HS1): Acho que são inevitáveis não cria-las, mas elas fazem mal as vezes, pois quando não saem do nosso modo, quebramos a cara... Já vi casos que causou depressão. Ultimamente tenho me saído bem nas "conquistas"... Decepção é o sobrenome da Vida.

Kaoê Henrique (vide): Quando alguém ansioso cria expectativa, geralmente põe toda sua energia e intensidade naquilo. Só se agrava mesmo se tu for perfeccionista e sistemático. Mas com o tempo você vai aprendendo. E o que eu aprendi, tem um pouco a ver com a resposta do Kaike. Criar expectativas em Deus, é saber que ele não falhará. E que debaixo das asas dele, ele tem um tempo certo pra tudo. Já agora, criar expectativas em um relacionamento, tanto amizade, quanto ao amor da sua vida, já é algo perigoso. Pessoas machucam, tento depender de Deus nessas horas, pedindo direção e instrução para saber em quem confiar e mesmo assim a gente se ferra. Porque Deus nos mostra que fiel é só ele mesmo!

Leticia Campos (PP): Horrível, e ao mesmo tempo bom. Horrível porque quando você gera expectativa, acaba deixando as emoções e a ansiedade tomarem conta de você, chega até a se iludir e no final, se nada der certo, você fica remoendo aquilo e o sentimento te corrói. É bom porque te dá esperança, e a esperança te muda. Parece que tudo fica com mais cor e com mais vida, você sente que pode ganhar o mundo (claro, dependendo do fator da expectativa) mas eu acho que em geral, você só deve criar expectativa se souber dosar,  deixar em equilíbrio. Saber esperar e ao mesmo tempo não esperar, e deixar a vida te surpreender é melhor.

Kaike (Vide): Bom sobre expectativas tem dois lados da moeda. Como cristão é ótimo criar, porque estamos dependendo de Deus e ele sempre nos surpreende, agora criar expectativas em seres humanos, que são pessoas falhas já é diferente sabe porque pode rolar uma decepção ou algo do tipo.

Lisa (HS1): Acho que expectativa é: de um lado nos sentimos bem e do outro sabemos que não podemos idolatrar tanto a expectativa, pois possa ser algo que não aconteça.

Marcos Augusto (vide): Quando se trata do ser humano eu tento não criar expectativas. Procuro ser realista (é um tanto frio), porque o ser humano é falho, assim como eu sou, então eu tento não criar muita expectativa. Agora quando se trata de Deus, sempre procuro criar expectativas, porque sei que Deus pode me surpreender. E outra, as vezes não criamos expectativas nenhuma e Deus já nos surpreende.

Paulo Reis (vide): Para mim, criar expectativa é bom até demais. Você, quando cria expectativa, está dizendo a si mesmo que vai ser bom bem antes de acontecer, você pode declarar que vai ser legal, vai ser bom demais e tal, e as vezes pode não dar certo e as vezes é melhor do pensávamos.

Anderson (vide): Minha definição: Esperança de algo bom ou ruim que pode ou poderá acontecer.

Júlia (vide): Expectativa para mim é quando você sente que aquilo vai ser bom. Pra mim é muito bom, tem pessoas que falam que não criam por que não acontece, mas eu crio, eu penso que aquilo vai ser bom, e quase sempre acontece da forma que imaginei.

Pedro (vide): Pelo menos comigo, é algo que eu evito, porque geralmente quando eu crio expectativa boa em algo, da errado.


- E por que não criam expectativas muitas vezes?

Luan (vide): Sem tal expectativa tudo na vida seria vazio, seria só mais um momento. Mesmo que não venhamos viver o esperado, viveremos mais do que se não criássemos nada dentro de nós. Acho que a palavra que definiria isso seria a “morte interior”.

Kaoê Henrique (vide): Também tenho pensado muito nisso e vivido isso! É frustrante.

Bruno (Eng. Civil): As pessoas não criam por medo ou falta de auto confiança.

Anderson (vide): Acho que por ter muita incerteza, minha opinião.

Wallace Aquery (influencer): Todo mundo que já foi feito de trouxa uma vez na vida, tem plena consciência que não se pode esperar nada de ninguém.


- É tao engraçado... Normalmente, as pessoas sentem "medo" de criar expectativas e não ser como elas imaginavam, mas, e se o que acontecer for melhor do que você planejou?

Gaby (HS1): Acho que não me sinto tão diferente, tipo, na minha cabeça, vai acontecer daquele jeito, o que vir de melhor é lucro. Agora, se for pior...

Ludmyla (vide)Criar expectativas na verdade é bom. Ter aquele frio na barriga e começar a rir só de pensar como será bom. Depender totalmente exclusivamente de Deus, dando certo ou não. É bem sem graça não criar algo dentro de ti.

Paloma Regina (PP): Eu fiquei frustradas com as pessoas que convivem ao meu redor, mas, tirando isso está seguindo minhas expectativas.

Kelly (prof.): Sempre tem uma surpresa, pra algo bom ou não. Tudo na vida pode ser como você esperava, pode superar ou ser frustrante. É difícil todas as vezes ser igual ao que esperamos .

Kaike (vide)Você vai perceber que valeu a pena, porém isso é semelhante a uma aposta: você pode ganhar (ser feliz) ou pode perder (se decepcionar).

Luísa (HS1): Sempre crio expectativas tão altas, que é praticamente impossível algo sair melhor do que imaginei.

Duda (2 months): Acho que é medo de se decepcionar, porque muitas vezes as expectativas são muito maiores do que realmente vai acontecer.

Su (HS1): Acho que estou aprendendo a não criar... Evitando. Estou conseguindo, principalmente quando é algo que eu quero muito.

Marcella (atriz): Aí a gente agradece o universo.

Lisa (HS1): Eu realmente fico realizada, mas crio muita expectativa, as pessoas falam "não crie expectativa", mas já estou na minha décima. (risos).

Wallace Aquery (influencer): Pode acontecer o que for, não crio expectativa do mesmo jeito. diabo era um anjo bom e no outro dia foi expulso do céu, fica aí a mensagem.


- Então você se conforma com isso?

Luísa (HS1): As expectativas altas, seguidas pelas decepções são tão constantes que já acostumei.

Wallace Aquery (influencer): No primeiro dia eu fico triste, no segundo já to seguindo o baile.

Marcella (atriz): De uma certa forma sim. As vezes a gente só tem que sentar e tentar aprender algo com a situação e entender que se aconteceu é porque era pra acontecer.


- Se não são como você pensa, você analisa se algo que fez não ajudou a realizar a expectativa? 

Lisa (HS1): Depende do ponto, tem coisa que realmente vale a pena seguir de outro modo. Mas se você sente que vale a pena correr atrás, acho que pode analisar. Eu também penso (risos). Gosto de abrir com as pessoas assim, pois eu aproveito e vejo o ponto de vista delas.

Kaoê Henrique (vide): Pra quem sofre um pouquinho de ansiedade como eu, as vezes é algo atormentador.

Duda (2 months): Sempre penso “o que eu fiz errado? porque não saiu como eu planejei?” Então, na maioria das vezes, tento ser mais realista na hora de criar expectativas, óbvio que sempre tenho umas muito grandes e a decepção depois é bem maior, então sempre tento não ter muita expectativa.

Leticia Campos (pp): Tudo é aprendizado. Se não deu certo é porque sei que deixei as emoções me consumirem (eu sou assim, total).

Marcos Augusto (vide): Não conhecemos a forma que Deus trabalha, mas eu sei que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam. Mas também tento ser meio que realista, no sentido de que se eu não me dispor a deixar Deus agir na minha vida, nada vai acontecer também, por exemplo, eu quero aprender sobre a palavra de Deus, mas nunca peguei a bíblia pra ler. Obviamente, a mão de Deus não está impedida de agir, mas Deus deu livre arbítrio pro ser humano, então Ele só vai agir e me surpreender se eu ao menos deixar Ele agir na minha vida, buscar a presença dele, ler a bíblia, orar e etc.

Paulo Reis (vide): Vamos supor que eu crio expectativa mas não dá certo, quando tiver oportunidade eu crio de novo, não temos que ficar com medo de criar, ou desistir por causa de uma vez que aconteceu... Criar expectativas é ótimo.


- Quando entrou na faculdade, por exemplo, você acha que até aqui... Algum plano foi frustrado em relação ao curso e as coisas ou está nas expectativas que criaram?

Bruno (Eng. Civil): Ao curso em si não. Mas devido à crise, o mercado caiu de uma tal forma que impossibilitou que eu alcançasse alguns dos meus objetivos profissional. Mas em relação a faculdade não.

Paloma Regina (pp): Eu sempre gostei da área isso me incentivou a querer fazer, pois se não, estaria em biomedicina, pedagogia ou psicologia. Foi uma decisão até que difícil de se tomar, mas ao ler sobre, entender sobre essa área, fui descartando outras possibilidades. Mas não gosto de ficar criando expectativas demais para não virar o oposto.

Airton (Eng. Aero): Achei que ia ser relativamente fácil, e que eu ia passar direto em tudo, com notas boas. Nada verdade, o tanto de estudo que tenho que ter individualmente para poder passar é muito maior. Eu também descobri que universitário é um estudante do Ensino Médio, só que mais velho e mais ferrado. Que a vida não é tão simples, e depois da luta da faculdade, ainda tem o mercado de trabalho. Os lugares onde se estudou, podem te ajudar, ainda que o seu trabalho que conte no final. Em resumo, as minhas expectativas foram frustradas, mas descobri coisas novas e melhores.

Natália Esteves (Pisco.): O meu curso superou minha expectativa, porque eu não tinha nenhuma na verdade.

Leticia Campos (pp): Quando decidi fazer Direito (faculdade no caso, por Direito não era o que eu queria), criei muita expectativa em relação a tudo e no final me magoei muito. Fiquei muito infeliz. Quando eu decidi tentar de novo e dessa vez algo que eu realmente queria (publicidade), decidi não criar nada, deixei que a vida me surpreende-se. E foi a melhor coisa, criar expectativa é desgastante.

Kelly (prof.): Teria feito muita coisa diferente, hoje paro e penso, não que eu não goste do que faço, mas se pudesse... Seria pediatra. (risos).


- Não deu certo o que você "planejou"... Simplesmente desiste e se culpa, ou você tenta analisar se alguma coisa aconteceu pra que não fosse como você esperava?

Lisa (HS1): Já desisti algumas vezes. Foi o pior erro da minha vida, pois me culpei por não correr atrás.

Kaike (vide): Eu, particularmente, se não der certo amém. Vida que segue (como dizem, segue o baile). Graças a Deus, nunca tive problema com isso, se alguma das minhas expectativas não dão certo eu ficaria frustado, sempre relevei isso.

Su (HS1): No começo, me culpo... Depois a outra parte.

Clara (fotografia): Assim é comigo... Sei que nem tudo vai acontecer conforme as minhas expectativas, mas isso não me impede de tê-las. Sei lá, é como se criando expectativa em algo eu acreditasse e colocasse minha fé ali, daquilo acontecer e quando colocamos nossa fé, acontece! Se não acontecer, bem... Provavelmente não era o tempo certo de acontecer ou realmente não era pra acontecer.

Luísa (HS1): Eu sempre fico: "tu é muito burra, se tivesse feito essa merda direito, teria dado certo". Mas se parar pra pensar, são as expectativas que fazem as coisas acontecerem em nossas vidas. Porque se imaginarmos o melhor nós estaríamos satisfeitos com qualquer coisa e tudo seria mais ou menos. São as expectativas que nos fazem lutar pelo melhor. (só agora vi que escrevi tudo errado, mas acho que deu pra entender).

Natália Esteves (psico.): Acho que vale a pena criá-las, existe sim uma baita de uma decepção se caso não acontecer como a expectativa foi criada, mas é necessário expectativa pra termos esperança.

Ludmyla (vide): Ouvi uma vez, que tudo e qualquer coisa ou qualquer pessoa merece uma segunda chance. Se não der certo, tento analisar o por que, e tento de novo. Se realmente não for pra tal coisa acontecer, a gente segue.

...

Eu amo saber pontos de vista. Sendo bem sincera, sempre gostei de ver e saber como as pessoas pensam ou veem as coisas.

Sabem que, ultimamente, comecei a ser surpreendida com essa questão de expectativas. Minhas expectativas tem sido tão grandes, que elas têm superado qualquer coisa que eu esperava (melhor do que qualquer coisa que poderia vir a ser). A gente não merece, estamos longe de merecer alguma coisa (muitas vezes), mas Ele é tão fiel... que me surpreende e torna minhas expectativas mais reais do que qualquer outra coisa.

Não vou dizer que nunca fui frustrada, claro que fui. Mas é tão ruim não acreditar que algo possa dar certo. (Claro que não acho certo exagerar) mas já pensaram em dar oportunidade pra algo, mesmo que não seja como você esperou ou imaginou? E se aquilo for melhor ou te ensinar algo? Pois acredito muito que pra tudo na vida tem um porque.

Então porque não criar expectativas?

As vezes é difícil olhar para a situação, independente dela, e acreditar que algo bom possa acontecer mas sendo bem sincera... É o que espero.

Um dia, espero aparecer aqui com uma nova "imagem", onde a expectativa, supera a realidade que eu esperava. Já pensou nisso?

Sabendo que muitos vivem bem melhor sem criar expectativa, não quero julgar ninguém.

Ps:. Lembrando que todos temos medo de quebrar a cara, de dar errado e da decepção. Mas, que tal, colocar um pouco mais de positividade naquilo que você espera? Se não foi como você imaginou, era mesmo pra ser diferente.

Tire uma nova lição disso e me conte, o que é expectativa pra você e como você lida com isso tudo.
Vou adorar saber.

Beijos. @naadiamotta

2 comentários:

  1. É sempre bom ter uma outra visão e perspectiva sobre isso.
    Sério mesmo, depois de ler tudo isso, vou tentar ver com outros olhos as oportunidades que me aparecem e começar a criar pensamentos positivos!
    Acho que amadurecer é saber lidar com essas frustrações de quando criamos uma expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a mais pura verdade, acredito muito que podemos amadurecer os pensamentos e aprender com cada momento.

      Excluir

Oi, obrigada por ler e comentar!
E se for anônimo, deixa seu nome ou user do insta pra eu saber quem é :)